DRSAC CADOC 2030 e GRSAC: dúvidas básicas mais frequentes nesse ano.
O que é DRSAC? sigla de Documento de Riscos Social, Ambiental e Climático, um CADOC sob código 2030 no formato XML a ser enviado pela transmissão STA vinculado ao sistema CRD, ambos do Banco Central.
O que é GRSAC? sigla do Relatório de Riscos e Oportunidades Sociais, Ambientais e Climáticas, que deve ser disponibilizado no site da instituição financeira, em geral feito por meio de download em formato PDF em outros relatórios assemelhados. Também deve ser disponibilizado em formato JSON de dados abertos via plataforma Olinda do BC.
Qual prazo do DRSAC? segmento S3 a partir da data base 31/12/2023 e S4 a partir da data base 31/12/2024.
Qual prazo do GRSAC?
- Relatório GRSAC data base dezembro/2022 publicado no site da IF: até 180 dias.
- Relatório GRSAC data base dezembro/2023 publicado no site da IF: até 120 dias.
- Dados abertos do Relatório GRSAC: a partir da data base de 31/12/2024 (prorrogado pela IN BCB 354).
Quais tabelas do relatório GRSAC?
- GVR: obrigatório para instituições de todos os segmentos. Tabela de Governança do gerenciamento do risco social, do risco ambiental e do risco climático, sendo um descritivo da governança de GRSAC.
- EST e GER: segmentos S1 e S2, opcional aos demais.
- MEM e OPO: opcional a todos os segmentos.
Exigência das avaliações no DRSAC 2030?
- Nenhum nível é obrigatório, devendo estar alinhado à política adotada ao RSAC.
- Se houver avaliação no nível de operação de crédito ou TVM, não é obrigatório, mas é desejável também avaliar o respectivo cliente com essa operação ou esse TVM avaliado.
- O setor, cliente, operação de crédito ou TVM incluído no arquivo deve possuir ao menos uma avaliação mensurada. Sem avaliação alguma, não enviar essa linha.
- Se o mesmo tipo de avaliação não tiver avaliação em linha alguma, essa avaliação em todas suas linhas deverão estar como ’99-não escopo’, isto é, não faz parte da política de RSAC realizar essa avaliação.
- Se houver algum tipo de avaliação como ’98-não avaliado’, ao menos uma outra linha desse mesmo tipo de avaliação deve estar mensurada: não havendo avaliação em nenhuma linha do mesmo tipo, ao invés de todas essas linhas serem enviadas como ’98-não avaliado’, enviar esse tipo como ’99-não escopo’.
- Não havendo exposição alguma avaliada, é possível solicitar dispensa de envio desse arquivo.
- Quais setores, clientes, operações ou TVM priorizar a avaliação? Alguns detalhes levam à simetria da avaliação do RSAC ao risco de crédito, tais como exemplificado em https://www.b3bee.com.br/site/2022/11/25/esg-drsac-2030-como-um-risco-climatico-pode-afetar-instituicoes-financeiras/ e https://www.b3bee.com.br/site/2022/12/02/esg-para-bancos-drsac-2030-e-o-risco-social/.
- A geração do DRSAC CADOC 2030 é uma parte do projeto, cujos critérios e processos adotados poderão constar no relatório GRSAC, conforme argumentado em https://www.b3bee.com.br/site/2023/08/04/guia-projeto-rsac/.
Maiores detalhes nos artigos da categoria ‘2030 drsac’ em https://www.b3bee.com.br/site/category/cadoc/esg2030/ e do Risco Social Ambiental e Climático em geral na categoria https://www.b3bee.com.br/site/category/esg_rsac/
Essa e outras categorias em nossa página https://www.b3bee.com.br/site/list/publicacoes/
Sob esse tema, estamos em fase de implantação nos clientes, oferecendo a serenidade de cumprir os prazos com a opção de acionamento de plano de contingência, além de novas ondas de melhoria contínua ao longo do ano.
Uma boa passagem de ano a todos, boa sorte neste e em todos os demais projetos.
#instituicaofinanceira #cadoc #2030 #bc #DRSAC #riscoregulatorio #PRSAC #RSAC #GRSAC #dadosabertos Yoshio Hada: sócio administrador da B3Bee Consultoria e Sistemas, licenciando sistemas às instituições financeiras nos temas de Régua de Sensibilidade ao RSAC, Dados Abertos (Demonstrações Financeiras, Relatório do Pilar 3, Relatório do GRSAC e Canais de Atendimento), CADOC’s (DRSAC 2030, DLI 2062, COS 40XX, Saldos Diários 4111, 5011, ETF 80XX, DF 9011/9061, SVR 9800, RCP 4076, Pagamentos do Varejo e Canais de Atendimento 6209), FGC405, Conversão de layouts (ETL), Calendário de Obrigações Acessórias ou Fluxos de Execução, Validação e Envio de CADOC’s.