Esperando todos já terem implementado, já se perguntaram do porquê de tais mudanças? Visa principalmente reduzir o prazo de pagamento das garantias previstas aos clientes de uma eventual instituição financeira associada ao FGC que entre em liquidação extrajudicial.
Junto das resoluções e circulares do regulador, estão disponíveis também as atas argumentando sobre suas motivações. Também referenciadas como ‘votos’, das quais destacamos algumas curiosidades no caso do FGC, cujas atas são citadas na figura:
. Esforços do FGC para se alinhar aos princípios internacionais definidos pela IADI (International Association of Deposit Insurers), dentre eles o prazo de pagamento das coberturas.
. “Na última avaliação, realizada em 2017 pela IADI, o FGC foi considerado não aderente…,”
. Os prazos praticados, conforme ilustração abaixo, advém das dificuldades na obtenção pelo FGC de dados das instituições em liquidação extrajudicial, além da ausência de um padrão no envio dessas informações.
. A data de entrega de informações no dia 15 foi alterada para 18 de cada mês a fim de coincidir com a entrega dos documentos contábeis, uma vez que são baseadas nas mesmas informações reportadas a ambos os órgãos, BC e FGC.
E boa sorte a todos envolvidos nesse novo fluxo de informações.