DRSAC 2030: Avaliações de RSAC

Instituições financeiras S3 e S4: algumas questões sobre as exposições preenchidas dentro do CADOC 2030 DRSAC para refletir…

P.: Você enviaria a avaliação de risco dentro de seu CADOC 2030 com exatamente as mesmas exposições da Taxonomia da FEBRABAN, TCFD ou alguma outra relação pública de avaliação dos riscos climáticos, ambientais ou sociais?

R.: Não, porque elas são genéricas para cada setor e podem não representar nossos clientes. Por isso é necessário aplicar as particularidades da carteira de crédito de cada instituição financeira.

P.: Você enviaria a mesma autoavaliação de risco respondida pelo seu cliente?

R.: Não, porque elas podem possuir o viés de beneficiar o próprio cliente com o seu objetivo de obter a concessão do crédito. Por isso é necessário avaliar a exatidão de suas respostas dentro do processo de KYC e também aplicar as particularidades da carteira de crédito de cada instituição financeira.

P.: Como aplicar as particularidades da carteira de crédito de cada instituição financeira?

R.: Uma metodologia é a lógica aplicada na Régua de Sensibilidade ao Risco Climático da FEBRABAN, processando seu 3040, por exemplo. A partir dela, podem ser construídos modelos personalizados para cada instituição financeira. E ainda mantê-las simultaneamente em paralelo para um comparativo entre esses modelos.

P.: Como isso pode ser feito?

R.: Aguarde a próxima publicação ou entre em contato conosco.

Os requisitos de nossa ferramenta, ainda em constante evolução, são permitir modelos paralelos simultaneamente, ‘backing test’, ‘stress test’, exposições padrões da FEBRABAN ou personalizadas da instituição financeira, inclusive partindo dos questionários de autoavaliação preenchidos pelos clientes.

Essa relação também no formato pdf em https://www.b3bee.com.br/site/wp-content/uploads/2024/05/155-2030-exposicoes-informadas.pdf

Mais sobre o CADOC 2030 DRSAC em https://www.b3bee.com.br/site/category/cadoc/esg2030/.

#BC #CADOC #2030 #DRSAC #PRSAC #RSAC #FEBRABAN #reguadesensibilidade #stresstest #backingtest Yoshio Hada: sócio administrador da B3Bee Consultoria e Sistemas, licenciando sistemas às instituições financeiras nos temas de Modelo Interno de RSAC, Dados Abertos (Demonstrações Financeiras, Relatório do Pilar 3, Relatório do GRSAC e Canais de Atendimento), CADOC’s (DLI 2062, COS 40XX, Saldos Diários 4111, 5011, ETF 80XX, DF 9011/9061, SVR 9800, DRSAC 2030, RCP 4076, Pagamentos do Varejo e Canais de Atendimento 6209), FGC405, Conversão de layouts (ETL), Calendário de Obrigações Acessórias ou Fluxos de Execução, Validação e Envio de CADOC’s.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *