CADOC DRSAC 2030 e Régua de Sensibilidade ao RSAC – Versão do setor CNAE no CADOC 2030? Onde buscar essa lista de códigos?
Os versionamentos da lista de códigos de setores são necessários para acompanhar o surgimento de novas atividades econômicas, bem como detalhar códigos anteriormente agrupados na subclasse ‘outros’.
Apesar da inclusão de novos códigos em relação à versão anterior ter efeito apenas incremental, há casos em que há alteração no código já existente, por exemplo o código de cultivo de soja passando de 01.15-5/00 na versão 1.0 para 01.15-6/00 na versão 2.0.
Isso significa que é necessário haver manutenção desde o cadastro original associado ao CNPJ, pois esse código poderá estar defasado sobretudo em cadastramentos mais antigos e sem identificação da versão associada. O CADOC DRSAC 2030 permite que sejam enviados códigos de antigas e diferentes versões até intercaladas, mas para isso, a versão de cada código deve estar individualmente identificada.
Os cinco níveis previstos para esse código no formato nn.nn-n/nn são:
– Primeiro dígito à esquerda para a divisão,
– Dois primeiros dígitos (incluindo o dígito da divisão) à esquerda para grupo,
– Cinco dígitos à esquerda para classe (incluindo os dois dígitos do grupo) e
– Total de sete dígitos para subclasse.
Complementando o artigo com um resumo do histórico e definições em https://www.b3bee.com.br/site/2023/12/14/drsac-cadoc-2030-regua-de-sensibilidade-codigo-cnae/, destacamos da página https://concla.ibge.gov.br/documentacao/documentacao-cnae-2-0.html alguns de seus itens, principalmente no mais detalhado nível de subclasses pelo interesse direto no CADOC (há links por classes também nessa página):
Histórico dessa classificação, fonte do resumo abordado no artigo anterior: https://concla.ibge.gov.br/images/concla/documentacao/CNAE20_Introducao.pdf
Lista de códigos da versão 2.0 por subclasses: https://concla.ibge.gov.br/images/concla/documentacao/CNAE20_Subclasses_EstruturaDetalhada.xls
Notas explicativas com a descrição das atividades enquadradas por subclasses: https://concla.ibge.gov.br/images/concla/documentacao/CNAE20_Subclasses_NotasExplicativas.pdf
Comparativos entre as diferentes versões por subclasses: https://concla.ibge.gov.br/images/concla/documentacao/CNAE20_Subclasses_Correspondencia20x11.xls e https://concla.ibge.gov.br/images/concla/documentacao/CNAE20_Subclasses_Correspondencia11x20.xls.
Também indicamos para consulta individual dos códigos de setores o link https://cnae.ibge.gov.br/estrutura/atividades-economicas-estrutura/cnae.html
Mais sobre esse tema DRSAC CADOC 2030 em https://www.b3bee.com.br/site/category/cadoc/esg2030/ e régua de sensibilidade em https://www.b3bee.com.br/site/category/esg_rsac/.
Outros temas relacionados ao regulatório BC, melhoria contínua e controles em https://www.b3bee.com.br/site/list/publicacoes/
A B3Bee implementa constantes ondas de melhoria contínua em sua ferramenta, das quais o tratamento desses códigos do setor CNAE para formatação do CADOC 2030 DRSAC.
#instituicaofinanceira #cadoc #2030 #bc #DRSAC #riscoregulatorio #reguadesensibilidade #FEBRABAN #PRSAC #GRSAC #RSAC #cnae #ciiu #isic
Yoshio Hada: sócio administrador da B3Bee Consultoria e Sistemas, licenciando sistemas às instituições financeiras nos temas de Régua de Sensibilidade ao RSAC, Dados Abertos (Demonstrações Financeiras, Relatório do Pilar 3, Relatório do GRSAC e Canais de Atendimento), CADOC’s (DLI 2062, COS 40XX, Saldos Diários 4111, 5011, ETF 80XX, DF 9011/9061, SVR 9800, DRSAC 2030, RCP 4076, Pagamentos do Varejo e Canais de Atendimento 6209), FGC405, Conversão de layouts (ETL), Calendário de Obrigações Acessórias ou Fluxos de Execução, Validação e Envio de CADOC’s.