ESG DRSAC – cadoc 2030: IN BCB 328 – Planilha de coleta de dados ajustada

Está modelando o gerenciamento de risco social, ambiental e climático em sua instituição financeira? Atualizamos a planilha para coleta de informações mínimas para produção desse CADOC conforme a instrução normativa BCB 328 e respectiva instrução de preenchimento no link

Adotando ou não as escalas e critérios regulamentados pelo Banco Central, será inevitável ao menos convergir num ‘de para’ ao seu padrão a fim de produzir o CADOC 2030, conforme argumentado em https://www.b3bee.com.br/site/2022/10/13/esg-prsac-por-que-a-politica-prsac-deveria-considerar-requisitos-do-cadoc-2030-drsac-parte-2/.

A IN BCB 328 ajustou o agrupamento das notas dos setores CNAE independentes, pois antes estavam hierarquicamente vinculados a cada cliente, conforme seus itens 2 e 3 das notas descritas nessa instrução normativa:

“2. A presente IN BCB estabelece alterações que tornam o Leiaute do DRSAC mais enxuto evitando a replicação de informações de exposição ao risco para setores de atividade econômica, traz ajustes de redação nas Instruções de preenchimento referentes a essas alterações, bem como promove a correção de alguns campos (tags) e atributos do Leiaute. Na versão anterior do Leiaute, a informação sobre exposição ao risco referente ao setor econômico do cliente era declarada obrigatoriamente junto com as demais informações de cada cliente, o que causava a repetição da mesma informação referente a um setor econômico por múltiplas vezes, caso houvesse mais deum cliente em um mesmo setor econômico.

3. No leiaute proposto na presente IN BCB, as informações sobre exposição ao risco dos setores econômicos foram movidas para uma seção específica, na qual cada setor econômico é declarado apenas uma vez, permiti ndo que os clientes pertencentes àquele setor as referenciem por meio do seu código CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) em comum. Os ajustes ora implementados são pontuais e não trazem qualquer inovação em relação às informações atualmente exigidas.”

Agora, dentro de cada cliente pessoa jurídica, coleta-se seu código CNAE sem qualquer menção às notas de risco por setor.

Links úteis

Resolução BCB 151, IN BCB 222 e IN BCB 328 – CADOC 2030 DRSAC

https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&numero=151

https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Instru%C3%A7%C3%A3o%20Normativa%20BCB&numero=222

https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Instru%C3%A7%C3%A3o%20Normativa%20BCB&numero=328

Instruções de preenchimento e planilha de layout do cadoc 2030 DRSAC

https://www.bcb.gov.br/content/estabilidadefinanceira/Leiaute_de_documentos/Instrucoes_de_Preenchimento_DRSAC.pdf

https://www.bcb.gov.br/content/estabilidadefinanceira/Leiaute_de_documentos/Leiaute_DRSAC.xlsx

Mais artigos anteriores e relacionados dentro das categorias ESG https://www.b3bee.com.br/site/category/esg_rsac/, dados abertos https://www.b3bee.com.br/site/category/dadosabertos/ ou CADOC https://www.b3bee.com.br/site/category/cadoc/

Yoshio Hada Sócio administrador da B3Bee Consultoria e Sistemas, licenciando sistemas às instituições financeiras nos temas de dados abertos (Demonstrações Financeiras, Pilar 3 e Canais de Atendimento), CADOC’s (DRSAC 2030, DLI 2062, COS 40XX, Saldos Diários 4111, 5011, ETF 80XX, DF 9011/9061, SVR 9800, ESG 2030, RCP 4076), FGC405, conversão de layouts (ETL), controle de limites, calendário de obrigações acessórias ou rotinas administrativas, validação e envio de CADOCs. #cadoc #2030 #drsac #esg #bc #complianceregulatorio #prsac

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *