Minha pesquisa pelo Google retornou pela ordem: nosso site, o Cosif e o BC, dentre os 498.000 resultados. Pesquisando pelo critério de apenas imagens, mais da metade da primeira página retornada também são resultados de nossas publicações.
Não sei se é uma pesquisa já direcionada por meu hábito de navegação se concentrar nessa definição para instituições financeiras. De qualquer maneira, sendo direcionado também a profissionais desse ramo com interesses e hábitos de navegação semelhantes, é estimulante imaginar estarmos sendo tão útil.
ChatGPT, limitação do conhecimento nessa versão gratuita e autoria anônima
A resposta do ChatGPT em 15/02/2023 à pergunta “O que é CADOC?” foi “Desculpe, mas não tenho informações suficientes para entender o que você quer dizer com ‘cadoc’. Poderia fornecer mais contexto ou detalhes sobre o que está procurando? Terei o maior prazer em ajudá-lo de acordo com meus conhecimentos.”. Mas ao associar com o Banco Central na pergunta “arquivo cadoc do bc”, o retorno foi excelente: “Os arquivos CADOC contêm informações financeiras que as instituições enviam ao BC regularmente, como demonstrações financeiras, informações sobre operações de crédito, entre outras. O objetivo do BC em coletar essas informações é monitorar e avaliar o desempenho do setor financeiro e garantir a estabilidade do sistema financeiro nacional.”.
Li em alguma publicação que o conhecimento do ChatGPT está restrito até 2021: talvez uma estratégia comercial para a versão gratuita estimular a aquisição de uma conta paga com base mais atualizada. De qualquer forma, o termo CADOC isoladamente não tem retorno algum e só faz sentido se associado a um segundo termo, nesse caso.
Google, novos modelos de negócios desafiantes e autoria da fonte
Tal como a Cultura e Saraiva contribuíram para fechar o ciclo de pequenas livrarias independentes mencionado em https://www.b3bee.com.br/site/2023/02/12/livraria-cultura-guardarei-boas-lembrancas/, o Google mudou o mercado publicitário ao abocanhar verbas antes destinadas aos demais canais de divulgação de produtos e serviços: a praticidade do buscador para termos gerais é a mesma para a busca de consumo de potenciais consumidores num estágio mais avançado dentro de um filtro de leads, além das propagandas pagas pelo alto tráfego de acessos, inserção de propaganda entre os vídeos do Youtube gratuito e outras formas de geração de renda.
Porém, de novo, tal como a Cultura e Saraiva tiveram seus modelos prejudicados pelas vendas on-line sem o custo de lojas físicas dos concorrentes ‘Marketplaces’, é de conhecimento do próprio Google que boa parte dos jovens têm direcionado seu consumo estimulado por influenciadores de outras plataformas sociais on-line, tais como Tik-tok e Instagram, por meio de suas experiências relatadas, ligando um alerta em seu modelo de negócios.
Em relação ao buscador de conhecimento não associado ao consumo, o ChatGPT é uma alternativa que, ao invés de indicar fontes associados ao assunto pesquisado, já realiza uma compilação impressionante do mesmo em textos finais. Para nós, geradores de conteúdo, o Google possui o mérito de manter o link e a autoria do conteúdo na sua forma original, permitindo-nos atuar efetivamente no modelo de marketing de conteúdo.
A única certeza no presente é a mudança no futuro com suas incertezas
Quando ou se a busca de conhecimento principal migrar para um ChatGPT, temos o risco de perder a autoria e o link original proporcionado atualmente pelo Google. Quando ou se isso ocorrer, teremos de nos adaptar novamente. Ou talvez a autoria original ser consumida apenas pelas redes sociais mesmo. Como o ChatGPT fará sua compilação semelhante para muitas respostas, talvez ainda caiba a personalização de cada um no seu texto final, incluindo seu ‘storytelling’ personalizado.
Enquanto isso não ocorre, é comemorar nosso material estar tão destacado no Google em prol dos profissionais com os quais diariamente buscamos aprender e compartilhar nossos desafios.
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