O que é essencial nos dados abertos? Com sua data limite se aproximando, apesar de não ser inaugural, ainda gera dúvidas por não seguir o tradicional envio de CADOC’s pelos canais STA e CRD do Banco Central, sobretudo a novos profissionais realocados para esse assunto.
Não é inaugural, pois sua primeira disponibilização já foi feita em datas bases anteriores, o que pressupõe já experiência em reproduzir os mesmos procedimentos. Mas por outro lado, com a intensa movimentação de profissionais no setor, muitos ainda não estão ambientados.
Lembramos que os dados abertos de demonstrações financeiras percorrem uma jornada diferente por meio de seu envio pelo STA, de forma semelhante aos demais CADOC’s(https://www.b3bee.com.br/site/2020/09/09/rota-dos-dados-abertos-demonstracoes-financeiras-x-relatorio-do-pilar-3/).
O exemplo da figura está considerando:
- A tabela OVA do pilar 3, o essencial para instituições financeiras de pequeno porte.
- Esse exemplo se aplica aos demais dados abertos disponibilizados de forma semelhante no tocante aos procedimentos (https://www.b3bee.com.br/site/2021/02/12/dados-abertos-jornada-da-ti-api/).
- Considerando a estruturação por meio de diretórios fixos em substituição às respostas de API, que é o formato originalmente planejado pelo regulador.
Conforme a numeração da ilustração:
1-Geração de resposta no formato JSON da tabela OVA do pilar 3, no caso, um arquivo. A tabela OVA possui informações textuais relativas ao gerenciamento de riscos. Cada item possui limitação de 4.000 caracteres. Validar esse conteúdo conforme o esquema JSON disponibilizado pelo regulador. Para isso, disponibilizamos essa validação no link https://b3bee.com.br/dadosabertos/app/validacaoPilar3 com breve explicação em https://www.b3bee.com.br/site/2021/02/01/validador-on-line-esquema-json-dados-abertos-bc/.
2-Disponibilizar esse arquivo no link adequado numa estruturação de subdiretórios que simule uma resposta de API.
3-Atualizar o arquivo de catálogo, que é um ‘índice’ constando o link de todos os demais arquivos. Nesse caso, será incluída a nova referência à tabela OVA do pilar 3, mantendo-se os demais links já publicados.
4-O próprio arquivo de catálogo também deve ser substituído no link que hospeda todos os arquivos de dados abertos.
5-Apenas no caso de alteração do nome do arquivo de catálogo ou do link de hospedagem, alterar na plataforma Olinda a referência ao próprio catálogo. Caso não haja alteração alguma nesse sentido, apenas a substituição do catálogo da etapa 4 é suficiente, pois na plataforma Olinda é feita apenas referência ao link do catálogo.
O objetivo dessa explicação é resumir as etapas necessárias para disponibilização dos dados abertos do pilar 3, canais de atendimento, entre outros regulamentados para disponibilização por meio de OPEN-API. Tendo a tabela OVA do pilar 3 como exemplo por ser exigido mesmo para instituições financeiras de pequeno porte, as demais informações são disponibilizadas de forma semelhante.
Yoshio Hada
Sócio administrador da B3Bee Consultoria e Sistemas, licenciando sistemas dos dados abertos (Demonstrações Financeiras, Pilar 3 e Canais de Atendimento), CADOC’s (DLI 2062, 4010, 5011, 80XX, 9011, 9800), FGC405, conversão de layouts (ETL), controle de limites, calendário de obrigações (envio de arquivos regulatórios ou rotinas administrativas).