Mercado de trabalho aquecido para profissionais de gestão riscos, compliance regulatório, controles internos, contabilidade e reportes ao Banco Central em instituições financeiras. Não por coincidência, todos relacionados com a regulamentação alinhada às Recomendações de Basileia (maiores detalhes em https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/recomendacoesbasileia ).
Pilar 1 e 2 – Alocação de Capital e Supervisão
Ao tratarmos a melhoria de controles e gestão de riscos, os esforços das instituições financeiras visam atender à regulamentação alinhada com o pilar 2 (supervisão) das recomendações de Basileia (conheça os 3 pilares dessas recomendações no mesmo link já citado).
Para atendimento do pilar 1 (alocação de capital), as informações são enviadas por meio de arquivos ao regulador para verificação do enquadramento de seus indicadores financeiros aos limites vigentes.
Alocação de capital também possui processos a serem supervisionados
Envio de arquivos: A pontualidade, integridade e consistência dos dados desse envio também são pauta do risco de reputação e da gestão do risco de TI (abordado em https://www.b3bee.com.br/site/2019/07/17/resolucao-4-557-gps-risco-de-reputacao-gestao-de-risco-de-ti-e-pontualidade/ ).
Cálculos do pilar 1: Conhecer os cálculos para alocação de capital do pilar 1, mesmo que numa visão geral e introdutória, permite sugerir pontos de controle, avaliar o atendimento regulatório (compliance) e a melhoria contínua no processo de produção dessas informações.
Visão integrada: produtos, contabilização e riscos
Produzir informações tais como os arquivos de riscos e limites DLO, DLI, SCR, DRM, DRL, DDR, entre outros, exigem de seus profissionais uma visão da engenharia financeira dos produtos financeiros operados, suas respectivas práticas contábeis e como se adequam à regulamentação de riscos em vigor.
Desnecessário comentar o quanto profissionais que reúnem tais conhecimentos podem ser procurados pelo mercado.
Introdução ao Pilar 1 (alocação de capital) para profissionais do Pilar 2 (supervisão)
A fim de aumentarmos a base de profissionais conhecedores desse tema, tanto envolvidos no próprio cálculo (arquivos e reportes) como gestores de risco, compliance regulatório e controles (envolvidos nos processos a serem supervisionados), compartilharemos conhecimento introdutório sobre alguns desses cálculos numa nova categoria ‘Basileia 3’ (lista de categorias ao final de nossa página em smartphones ou no canto direito inferior em computadores) de nossas publicações em https://www.b3bee.com.br/site/category/basileia-3/.
Yoshio Hada Sócio administrador da B3Bee Consultoria e Sistemas, licenciando sistemas dos dados abertos (Demonstrações Financeiras, Pilar 3 e Canais de Atendimento), CADOC’s (DLI 2062, 4010, 5011, 80XX, 9011, 9800), FGC405, conversão de layouts (ETL), controle de limites, calendário de obrigações (envio de arquivos regulatórios ou rotinas administrativas).