Conheça as motivações dos novos CADOC’s de Estatísticas Fiscais (ETF) a serem enviados a partir desse mês nesse breve texto:
O Banco Central consolida estatísticas macroeconômicas do setor fiscal atendendo compromissos assumidos com órgãos internacionais, além de também serem utilizados para acompanhamento das metas do setor público definidas nas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
Tais estatísticas possuem finalidade especificamente econômica, pois a fiscalização contábil do setor público possui outros canais para essa finalidade.
Capturados a partir das instituições financeiras do SFN, diversas informações ainda eram capturadas de forma não sistematizada e periódica, solicitadas por meio de e-mails e ofícios.
Com detalhes que não permitem extrair dos saldos contábeis ou demais bases de informações do BC, foram consultadas as principais instituições financeiras sobre a viabilidade da formalização do envio dos ativos, passivos e fluxos financeiros do setor público na forma de novos arquivos mensais.
Posteriormente, o prazo inicial de envio dos primeiros arquivos foi postergado por solicitação da FEBRABAN para o atual cronograma.
Amplo material relativo aos arquivos cujos códigos CADOC vão de 8010 a 8070 em Leiautes de estatísticas fiscais, cujas datas limites de envio são 10 ou 18 de cada mês, dependendo do arquivo.
Outros links úteis:
Yoshio Hada
Sócio administrador da B3Bee Consultoria e Sistemas, licenciando sistemas dos dados abertos (Demonstrações Financeiras, Pilar 3 e Canais de Atendimento), CADOC’s (4010, 5011, 2062, 9011, 80XX, 90XX), FGC405, conversão de layouts (ETL), controle de limites, controle de obrigações (envio de arquivos regulatórios ou rotinas contábeis-administrativas).