Quais diferenças entre esses dois projetos liderados pelo Banco Central com grande envolvimento da TI?
Complementando e resumindo alguns trechos da conversa com o professor Marcos Assi disponível em Dados abertos ou Open Banking – YouTube:
– Open Banking: cliente consultará num só aplicativo seus dados cadastrais e suas operações em diversas instituições financeiras com quem tenha relacionamento. Restrito apenas para seus dados mediante sua solicitação e confirmação (mais em Resolução Conjunta 1-Open Banking (SFA) em Fluxograma – (b3bee.com.br)). Evoluirá para mais funcionalidades, tais como iniciar pagamentos.
– Dados Abertos: informações das instituições financeiras divulgadas por elas mesmas para consulta pública e irrestrita. Recomendado prever acesso por robôs, conforme a Cartilha Técnica de Dados Abertos no Brasil “É desaconselhável… mecanismos antirrobôs, tais como captchas…” (mais em Plano de Dados Abertos do BC: alinhamento com Pilar 3 e Demonstrações Financeiras de Bancos e Assemelhados – (b3bee.com.br)).
Íntegra dessa conversa no youtube em Dados abertos ou Open Banking – YouTube
Links da regulamentação, esquemas e prazos na página dos Dados Abertos do SFN em Dados Abertos do Sistema Financeiro Nacional (bcb.gov.br)