Gestores de TI, finanças e contabilidade envolvidos na geração desse arquivo: o exemplo do Banco Central para esse arquivo foi alterado, com especial atenção ao DMPL.
Anteriormente, não havia hierarquização de contas no DMPL, que é uma matriz com a disposição de seus valores encaixados na linha que identifica o fato gerador com a coluna que identifica o resultado afetado pela mutação (DMPL–Demonstrações da Mutação do Patrimônio Líquido).
No novo exemplo, tais valores foram reorganizados numa disposição hierárquica, agrupando os saldos ‘nas linhas’ com as datas comparativas ‘nas colunas’, permitindo melhor alinhamento com o respectivo esquema em formato JSON.
Apesar de ser uma rotação entre linhas e colunas, não basta ‘copiar e transpor’ uma planilha do DMPL, por isso exemplificamos de duas formas ilustradas o mesmo exemplo publicado pelo regulador.
O formato JSON e as Demonstrações Financeiras não são novidades, individualmente falando. Mas combiná-los dentro do exemplo do regulador, acompanhar e implementar possíveis novos ajustes técnicos e conceituais, além da criação gradativa de validações do regulador ao longo do tempo, a exemplo do que ocorre com os demais CADOC’s, pode oferecer um prazo maior de envolvimento de suas equipes no desenvolvimento interno.