Carreira, empreendimento e o surf: Para todo resultado visível, houve um esforço invisível muito maior

Como o surf pode nos inspirar na carreira e no empreendimento

Habilidade, conhecimento, treinamento, resiliência, parceria e melhoria contínua: a analogia do surf de que há muito mais abaixo da parte visível da crista da onda. São ingredientes comuns que levam ao sucesso nas carreiras e nos empreendimentos.

Domínio brasileiro na elite do circuito mundial do surf

Sabia que colecionamos impressionantes quatro títulos brasileiros nas últimas seis temporadas do campeonato mundial de surf? Conforme reportagem de dezembro/2019, esse domínio ainda se estende por outros critérios. Apesar de uma controversa manobra no vice-campeonato de Gabriel Medina, ele foi personagem de outra reportagem com o mérito de ser nosso primeiro campeão e bicampeão dessa modalidade, que valeria medalha nas olimpíadas desse ano, agora postergadas em função da pandemia. Link de ambas reportagens no final do artigo.

Habilidade, treinamento e parceria

Desde jovem, Gabriel Medina treina com pranchas encomendadas por iniciativa de seu pai ao shaper (construtor de pranchas nesse contexto) Jhonny Cabianca, que até hoje as fornece ao nosso bicampeão mundial.

Resiliência, conhecimento, técnica e personalização nos detalhes

Ao crescer, mudanças em seu corpo alteraram sua relação de peso e altura. Assim, sua prancha teve de sofrer alterações, pois a personalização das pranchas pode gerar ganho de mínimas e valiosas frações de segundo de velocidade aos profissionais de elite. Essa dificuldade levou à produção de uma nova prancha, e que daria origem aquela que seria campeã mundial de 2014.

Conhecimento, parceria e personalização nos detalhes

As ondas no Hawaí são diferentes, e os shapers locais são os melhores para desenvolver pranchas adequadas às suas características. Para as baterias nas ondas do Hawaí, Medina utiliza uma produzida pelo shaper Tokoro em parceria com o mesmo Jhonny Cabianca.

Em palestra na Endeavor, Marcelo Salim ressalta a importância do autoconhecimento e formação de equipes combinada com a oportunidade adequada, cujo link também segue ao final desse artigo.

Auto conhecimento

O autoconhecimento identifica nosso diferencial, pois onde vibramos melhor é onde somos imbatíveis, pela habilidade complementada e realçada com muito treinamento. Cada pessoa ‘comum’ possui uma combinação única de habilidades.

Equipe

Mas quando unimos pessoas com habilidades complementares, o efeito é estarmos combinando talentos complementares, formando equipes que no conjunto possuem todas habilidades impossíveis ou muito difíceis de termos num só indivíduo.

Mais conhecimento e detalhismo personalizado conforme cada desafio

Não basta apenas se equilibrar sobre a prancha. Diferenciação exige conhecimento do relevo submarino, pois é ele quem também influencia o formato, ponto de ‘quebra’ e direção das ondas. Cada praia deve ser estudada quanto às suas características próprias, conduzindo sua estratégia para melhor desempenho nas baterias da competição.

O segredo é escolher quais ondas são as mais adequadas

Dentro de um espaço de tempo, teremos várias ondas das quais escolheremos algumas para efetivamente ‘surfar’, com a força, velocidade da água e do vento adequados. Exemplifica que Gabriel Medina na lagoa Rodrigo de Freitas não fará diferença, isto é, não é o ambiente adequado para demonstrar o diferencial algum de sua habilidade.

Já esteja preparado quando a oportunidade vier

Por outro lado, precisamos estar preparados para quando a onda adequada vier, e despejar todo nosso diferencial nela. As oportunidades são assimétricas e não haverá repetição com exatamente as mesmas condições. Quando gostamos, ficamos inevitavelmente acima da média. Quando não gostamos, ficamos no máximo com desempenho mediano: então basta ficar na lagoa Rodrigo de Freitas, sem possibilidade alguma de diferenciação.

O segredo é a execução

Enfim, não há segredo desconhecido para o sucesso. Apenas o detalhe de aplicar na prática o que a maioria apenas conhece na teoria, iniciado com um sincero autoconhecimento individual e força de vontade em trabalhar em equipe, pois algumas concessões farão parte da rotina.

Uma boa semana a todos.

Yoshio Hada

Sócio administrador da B3Bee Consultoria e Sistemas, licenciando sistemas de automação em conversão de arquivos (Envio para matriz internacional IFRS e Geração de Demonstrações Financeiras), controle de prazos (Rotinas e Arquivos Regulatórios) e controle de limites regulatórios para instituições financeiras e assemelhados.

Fontes e links acessados em 07/06/2020

Brasil fica com título mundial de surfe pela 4ª vez em 6 anos

https://www1.folha.uol.com.br/esporte/2019/12/brasil-fica-com-titulo-mundial-de-surfe-pela-4a-vez-em-6-anos.shtml

Relíquias: conheça a história da prancha que fez Gabriel Medina campeão mundial (link acessado em 24/05/2020):

https://globoplay.globo.com/v/8576281/

Surfando em Oportunidades – Endeavor, com Marcelo Salim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *