Como a pontualidade na entrega de arquivos regulatórios contribui na nota de risco de reputação?
As instituições financeiras enviam arquivos e Cadoc’s (1 na ilustração) de forma periódica e recorrente (2). Atrasos e reenvios certamente já são quantificados pelos sistemas e processos receptores desses arquivos no Banco Central (3).
Além dessa pontualidade compor a nota dentro da gestão do risco de TI (4), as instituições com níveis de atraso piores que a média de mesmo perfil terão uma imagem prejudicada perante o regulador (5).
Onde há febre (6), pode haver infecção. Onde há atrasos, reenvios e inconsistências nos arquivos enviados, a percepção é da ausência de controles ou processos não estruturados para geração dessas informações (7).
A fim de otimizar os recursos de supervisão do regulador, fará sentido iniciar e acompanhar com maior frequência e rigor as instituições que gerem essas percepções para averiguação (8), culminando ou não com maior alocação de capital.
Para auxiliá-los no mapeamento da situação de entrega de arquivos e outras tarefas periódicas e recorrentes, ficamos à disposição com nossos sistemas específicos para tais controles em sua instituição financeira.
Abraços e boa sorte nesse processo de melhoria contínua.
Yoshio