Sim. Comparar o custo de planilhas e e-mails é bem menor que o licenciamento mensal de um software.
Mas nessa conta está apenas o custo da ferramenta. E o custo do tempo total dos colaboradores alocados nessa coleta e consolidação de dados manualmente?
Um agravante é o tempo de espera do gestor, ao aguardar o término de um ciclo completo de consolidação antes da disponibilização desses resultados.
Com a IA (Inteligência Artificial) batendo em nossa porta e CHATBOTS já sentados no sofá dentro de nossa sala de estar, ao invés de tarefas repetitivas, o tempo de colaboradores talentosos e dedicados deveria ser utilizado para análise, gestão ou outras tarefas não recorrentes.
O fator humano é o diferencial que restará dentro das organizações, uma vez que tarefas repetitivas serão cada vez mais niveladas pela automatização de processos intelectuais, tal como já ocorreu em processos industriais.
Às planilhas, graças à sua imensa versatilidade, um lugar especial continua reservado para descoberta de novas séries de informações não padronizadas, sem possibilidade de uma automatização imediata, realizada apenas com habilidades essencialmente humanas pelos colaboradores.
Mas para tarefas repetitivas, automatização não é mais diferencial. É pré-requisito competitivo.