Da mesma forma que a robotização de tarefas físicas pesadas e repetitivas gerou diferencial nas indústrias, automatizar tarefas rotineiras intelectuais libera tempo de colaboradores para se dedicarem às tarefas para a qual sua habilidade trará o único diferencial que restará entre as empresas: o capital humano, pois os demais fatores serão cada vez mais acessíveis e nivelados entre todos.
Basta ver o custo da teleinformática. Duas empresas com semelhantes processos, portes, equipamentos e modelos de negócio serão obrigatoriamente diferentes ao menos num quesito: capital humano, pois por enquanto, desconsideremos a clonagem genética de equipes de trabalho completas.
Todas evoluções ilustradas sofreram contestações, ajustes e resistências, mas foram adotadas em menor ou maior velocidade e escala.
Apenas quem as ignoraram ou demoraram demais em aplicá-las viraram história do passado.
Ah, e para exemplificar uma qualidade essencialmente humana: para quem reparou e teve a curiosidade despertada, as pontas brancas dos dedos da luva na ilustração servem para sensibilizar a tela do smartphone. As demais, de pontas pretas, não sensibilizam a tela.